quinta-feira, 30 de junho de 2016

Reino Unido - o que virá depois da consulta popular.

Consultas junto à população britânica não é novidade. Em 1975, 67% dos britânicos optaram por continuar na então MCE(Mercado Comum Europeu),uma espécie de embrião da atual U.E.(União Europeu).
A Grã Bretanha é um estranho no ninho europeu,culturalmente falando.Politica,cultural e economicamente foi própria,está mais próxima dos EUA,assim como a União Européia para o leste europeu.essa separação cultural é muito antiga; a unidade cultural e organizacional do Reino Unido(Escócia,País de Gales e Inglaterra,Irlanda do Norte) é muito anterior aos nacionalismos modernos.
Numa decisão popular,neste caso,traz consequências óbvias,por um lado com a saída,mais autonomia e poder de decisão,parece que esse foi um dos aspectos do Brexit,sobretudo no que diz respeito a estrangeiros em território britânico e o elevado repasse de recursos financeiros para a U.E.tudo em nome da prosperidade,paz e estabilidade no Reino Unido.Será?
Os Estados devem ser o porta voz de sua sociedade civil?
O voto pela saída do Reino Unido da União Européia é o princípio é não o fim de um processo que pode durar muito e cheio de incertezas.
O que resta ao Reino Unido;
Juntar-se a Noruega e a Islândia como membro do espaço europeu(mercado com 500 milhões de consumidores),assim o Reino Unido continuaria a submeter-se às regras européias,mas sem voz nessas regras e continuar a contribuir com Bruxelas(U.E).
Livre comércio com a U.E, numa união alfandegária ou parceria comercial,o mercado britânico é europeu por excelência - produz na ilha e vende-se no continente europeu.
Após o Brexit,duas preocupações:1- riscos da Escócia e Irlanda do Norte buscarem um outro caminho.
Seria o fim do Reino Unido?
2- 2 milhões de britânicos residem/trabalham na União Européia 
Exigências de novas tarifas,regulações,acordos comerciais,circulação de pessoas (entrada de imigrantes)complementam esse quadro e seus desdobramentos.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Sugestão para leitura; Do cabaré ao lar.A utopia da cidade disciplinar-Brasil 1890/1930.Margareth Rago- Unicamp.Ed.Terra e Paz -História;Estudos brasileiros,1985.




Nenhum comentário: