quinta-feira, 2 de junho de 2016

Refugiados no Mundo - fatos e projetos

Não podemos tolerar que o mar Mediterrâneo se converta em cemitério.Lamentàvelmente é o que está ocorrendo.
Pessoas não deixarão de fugir das guerras,da pobreza,dos conflitos étnicos,religiosos,econômicos,culturais,elas fogem disso, e o caminho mais curto no momento,é a via mediterrânea,aliás,é o caminho mais curto,até pela proximidade desses Estados que produzem o migrante,o refugiado,Afeganistão,Iraque,Síria,Eritréia,Sudão e outros tantos.
O território do sonho,neste particular é a Europa,que tem demorado na busca de soluções para uma questão tão grave,pois envolve seres humanos em situação extrema.
Não é fácil resolver essa complexa situação.A solução,ou parte dela,estaria na Europa?Ou no país de origem do refugiado?Com a resposta,a ONU,a União Eoropéia,o G7,o G20. Todos.Ou não?
O mais curioso é que,no passado,Alemanha,Império Austro-húngaro,Itália Irlanda,Suécia entre outros,despejaram,no século XIX,milhões de camponeses esfomeados para fora de suas fronteiras,possibilitando o reerguimento econômico no século XX,estes que deveriam serem os primeiros a abrir as suas portas,ao contrário,veem em uma dimensão mais larga crescer o preconceito étnico e religioso.
Será que onde vive o ser humano,mora a estupidez?
Um bom exemplo; o Brasil possuía em outubro de 2014,oficialmente 7.289 refugiados,de 81 nacionalidades,haitianos,colombianos,senegaleses,bolivianos,sirios,palestinos,angolanos e outros.
Deste total, 25%, mulheres,incluindo refugiados reassentados.O Brasil em parceria com a ACNUR(Agência da ONU para refugiados) desenvolve um projetor inovador na busca de soluções duradouras para os refugiados - trata-se de um projeto piloto e pioneiro que facilita a migração laboral de refugiados.Todo refugiado chega ao país do refúgio com uma grande bagagem de experiência e diversidade cultural e que traz efeitos positivos ao mercado de trabalho local,além de solucionar ou minimizar a intolerância, a xenofobia e a marginalização.O resultados são bons e podem melhorar.
A Anistia Internacional pede a quem deseja ajudar e divulgar uma petição aos governos da U.E. deve fazê-lo em inglês clicando em SIGN, o mundo agradece.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar




Nenhum comentário: