quinta-feira, 26 de maio de 2016

Uma certeza: o mundo será um espaço urbano.

Urbanização é uma tendência mundial;Em 1950,a população urbana era de 30% da população mundial.Em 2050 será de 70% - um aumento de aproximadamente 2,8 bilhões de pessoas.Essa urbanização acelerada de exige uma nova visão de cidade e suas necessidades.O que propor e fazer?
Cada vez mais,como sempre-viva América Latina,Ásia e África são os atores e palco principais deste desafio.a causa desta urbanização todos conhecemos:migrações,a busca por melhores condições de vida,educação,saúde,trabalho,cultura,velhos personagens do nosso cotidiano.
Nos dias de hoje está muito claro; a busca pela prosperidade econômica que gera 60% do PIB mundial,está concentrado em aproximadamente 600 cidades,que possuem tamanhos diversos,não se fala em "apenas"megacidade,metrópoles,mas também em espaços menores.É preciso reinventar as cidades! Gerar empregos,manter a qualidade de vida que sustente e dê suporte aos negócios,indústria,comércio.Gerenciar a água,energia,saneamento,mobilidade,habitação(Hurban hus-Essen-Alemanha).
O pesquisador Ricardo Ojima(Unicamp)afirma que a tradição no estudo urbano,privilegia as dimensões sociais.Assim,as dimensões de espaço e forma urbana ficam de lado.Nao esquecer que o espaço também transforma a sociedade.
Para o pesquisador,a urbanização dispersa é uma tendência mundial - de forma simplificada,esse tipo de urbanização,propõe,bairros situados longe do centro da cidade e assim se espalham em diferentes formas seus custos sociais e ambientais entre outros,serão mais baixos nessa opção.O transporte de massa e fundamental(metrô,trem urbano etc) e suas obras viárias complementares.
No caso brasileiro,a urbanização tem suas origens na segunda metade do século XX,o famigerado êxodo rural,a expulsão do homem verdadeiramente do campo,e que continuam escondidos sob uma densa camada de mitos:
-modernização técnica da agropecuária;
-persistente concentração fundiária.
Na zona rural jamais houve excesso de gente!
O campo continua a produzir alimentos para as cidades,matéria prima para a indústria e commodities para a exportação - como as Instituições Bancárias,não há crise neste setor.
Onde estão homens e mulheres que saíram do campo?Cidade!Seja Bem Vindo!
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Para consulta;www.UNRIC.org>atualidades.

Nenhum comentário: