quarta-feira, 4 de maio de 2016

Biodiversidade e Biotecnologia - Geopolítica do Século XXI.

Jon Erickson Em nosso planeta está morrendo - a extinção das espécies e a biodiversidade,afirma que a biodiversidade constitui um enorme potencial para que a biotecnologia desenvolva novas espécies alimentícias e industriais,mais resistentes às pragas,doenças e adversidades ambientais,sobretudo aquelas produzidas pelo clima e pelo antrópismo.
A biotecnologia é e cada vez mais será uma das principais bases dos processos produtivos neste século.
Por que à biodiversidade é fundamental para a biotecnologia?
A biotecnologia se baseia na manipulação de material genético,logo,a maior fonte de recursos e abundância na variedade de espécies é determinante para obter bons resultados para uma sociedade mundial cada vez mais carente,além de destrutiva.
Pode -se afirmar que a biotecnologia é muito semelhante,com as pesquisas nucleares nos anos 40 e 50, que deixou um legado indiscutível para uma sociedade mundial.
A pesquisa biotecnológica é aplicável com finalidades industriais e militares.As guerras biológicas e armas biológicas,baseadas em fungos,vírus,bactérias,etc.Pode também contribuir para alterações de solos agricultáveis para atender às necessidades atuais,transformando o mercado mundial de comodities agrícolas.
O consumismo e o desperdício inerentes à sociedade mundial atual,exige cada vez mais preocupações com a biodiversidade e biotecnologia.As gerações que virão agradecerão.
As intervenções humanas(antrópico)nos territórios exige uma visão cada vez mais abrangente,integrando a Geodiversidade(estudo da natureza abiótica-meio físico),as questões sociais,culturais e econômicas.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


Nenhum comentário: