sexta-feira, 29 de abril de 2016

Brasil - o petróleo: reservas,produção e o mercado interno e externo:confira.

A produção de petróleo e gás natural no Brasil(janeiro de 2016) está concentrada nos campos marítimos,93,3% de petróleo e 75,8% de gás natural,sòmente o Pré Sal,produz 33,9% da de toda a produção nacional - 823 mil barris por dia.Uma produção superior em 22,8% em relação a janeiro de 2015. Lamenta-se a pouca divulgação desses números por parte da mídia nacional,com exceções.
Para uma melhor compreensão sobre o tipo de petróleo produzido é preciso observar:petróleo leve,aquele que mais facilmente se extrai gasolina e derivados nobres,o Brasil produz só 6%,infelizmente; quanto ao petróleo pesado,que mais produzimos,destina-se,a produção de asfalto e combustíveis para máquinas.
O Brasil é auto-suficiente em quantidade,mas dependente da importação de petróleo leve,mais caro,embora proporcione mais derivados nobres e seja mais fácil para refinar.As refinarias brasileiras,as mais antigas,foram configuradas para processar óleo leve.Atualmente misturamos óleo pesado com óleo leve importado.Dessa forma; importamos o óleo leve que é mais caro e exportamos o óleo pesado que é mais barato.
Para ilustrar; a diferença entre óleo leve e o óleo pesado está no tamanho das moléculas de cada um - óleo leve: 10 átomos,bom para extrair gasolina.O óleo pesado,tem enormes moléculas,com mais de 70 átomos - uma boa aula de química explica melhor,naturalmente.
As reservas do Pré-sal estão localizadas em uma área de 200 quilômetros de largura e 800 quilômetros de extensão(ES/SC) a cerca de 7 mil metros de profundidade.
Isso tudo significa:
-altos investimentos financeiros.
-vencer a distância entre a costa e os poços.
-alternativas para o transporte de pessoais,materiais e equipamentos.
-preocupações com o aquecimento global-os depósitos da Pré-sal apresentam uma grande concentração de dioxido de carbono.
Mas é e está sendo possível a sua exploração!
Dessa forma combatemos:"um só mundo é um só império".
(Fontes:ANP,Folha de São Paulo,A desordem internacional.Luiz Alberto Moniz Bandeira,de.Civilizacao Brasileira).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar




Nenhum comentário: