domingo, 17 de abril de 2016

Petrobrás; Um Lobato incomoda muita gente.Muita atenção!

Dono de um ufanismo febril em tudo em que se envolvia,o escritor Monteiro Lobato era um dínamo a procurar continuamente novas causas,novas frentes de batalha,além é claro,da literatura - que paradoxalmente,era a fonte financiadora das investidas dos negócios,e não o contrário.
E o sonho de encontrar petróleo ocuparia uma década de esforços financeiros do escritor(...).Em 1932 o seu livro O Escândalo do Petróleo provocaria intensa polêmica em torno das teses ali defendidas - de que havia um conluio entre autoridades governamentais e empresas multinacionais de petróleo no sentido de impedir a exploração do subsolo pelo capital nacional.Uma guerra!
Mas a escolha do governo de Getúlio Vargas se daria pela estatização da exploração do petróleo,em vez do formato de livre iniciativa defendida pelo escritor(Carta Capital na Escola-2006-junho/julho).
Logo,a criação da Petrobrás em 1953,foi uma vitória de um projeto econômico nacionalista,num momento em que o Estado fazia enormes investimentos no setor de infraestrutura e indústria de base para promover o desenvolvimento industrial do Brasil.
O Petróleo continua a ser mais uma vez um recurso geopolítico.
Hoje o Pré-Sal,uma conquista nacional, da tecnologia nacional para exploração em águas ultra profundas,pertence a toda sociedade brasileira,investir é preciso,preferencialmente com recursos nacionais.Ou não?
A Idade da Pedra chegou ao fim,não porque faltassem pedras.A Era do Petróleo chegará igualmente ao fim,mas não por falta de Petróleo(Xeque Yamani,ex ministro do Petróleo da Arábia Saudita.
O Pré Sal é fundamental aos interesses do Brasil!Ou não?
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: