segunda-feira, 4 de abril de 2016

A escola,o cidadão,a cidadã: ações transformadoras.

A escola serve para formar cidadãos e cidadãs por inúmeras vias,mas duas entre todas são diametralmente opostas:
-via pela adequação/adestramento.
-via pela emancipação/senso crítico.
Hoje em dia a educação é também exercida por vários agentes,vários meios em vários espaços.A escola é uma desses agentes,talvez a maior ou principal responsável pelos conteúdos cognitivos e tem a atribuição de formar,pelos menos contribuir bem, com a formação de cidadãos e cidadãs e sua consciência crítica num mundo cada vez mais bombardeado por informações através de inúmeros veículos e que em sua maioria de fácil acesso,aliás o que é muito bom na formação para a cidadania plena.
Tudo é tão rápido,que aí mora o perigo;informações variadas, fontes variadas,tendências variadas que não passam pelo crivo da reflexão e da crítica.
Qual o caminho a seguir nestas situações do cotidiano?Seguir o consenso?Ficar com a maioria?Dificil decisão!
O caminho para o espírito crítico e consciência lúcida passa pela escola,mas exige também;
Vivência,conhecer bem os fatos,analisar comportamentos,refletir sobre causas e consequências e formar conceitos seguros.
Foi Michel Focault(1926/1984) quem pela primeira vez mostrou que,antes de REPRODUZIR, a escola moderna PRODUZIU e continua produzindo e reproduzindo um tipo de sociedade que interessa a poucos,sobretudo para aqueles que controlam o poder.
A sociedade cada vez mais vê novas formas de se organizar, num mundo em transformações contínuas. A escola continua a adestrar ou emancipar?Escolha livre.
Paz e Bem
Prof.Vilmar
Recomendo: O Rebelde,de Jack Whyte,Ed.Fantasy-Casa da Palavra.O livro trata de William Wallace e suas várias faces,fora da lei,fugitivo,herói,patriota,rebelde e lenda,ou mais que um guerreiro?



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