segunda-feira, 28 de março de 2016

Inglaterra - Revolução Industrial e a era Vitoriana.

A Inglaterra,em meados do século XVIII - 1760/1860 reuniu vários fatores que favoreceram a 1a.fase da Revolução Industrial na ilha da Grã Bretanha.
-Estabilidades política e unida em suas bases territoriais de entorno:Gales e Escócia:Monarquia absoluta.
-Mão de obra abundante e barata.
-Migracao interna intensa:êxodo rural.
-Hegemonia naval.
-Intensas atividades comerciais.
-Livre de tarifas alfandegárias.
As primeiras manufaturas: lã e algodão - matéria prima originada de suas colônias ultramarinas;Índia e EUA. Da manufatura para o sistema fabril; máquina de fiar - tear mecânico - máquina à vapor com a colaboração dos inventores ingleses.Mais à frente possibilitou uma 2a.etapa - 1860/1900 e ocorreu na Alemanha,França,Rússia e Itália,aqui com a introdução de novas tecnologias,como o emprego do aço,energia elétrica,combustível do petróleo e derivados,motor à explosão,locomotiva à vapor,produtos químicos e derivados.E,numa 3a.etapa - séculos XX e XXI,novos avanços tecnológicos: computador,fax,engenharia genética,celular,robótica e seus múltiplos agregados que vivemos hoje.
Não é possível ignorar dentro deste processo,o reinado da Rainha Vitória(1819/1901),foram 64 anos e um apogeu na política industrial e colonial - uma espetacular prosperidade da burguesia industrial,cujos resultados até hoje são representativos para a sociedade inglesa.
O forte imperialismo e neocolonialismo também trouxeram um peso muito grande para o Estado que mais tarde saberia que iria desaparecer e ficaria o seu legado e as consequências.
Também;
Abolição da escravatura em todo o Império Britânico(1838).
Redução na jornada de trabalho na industrial têxtil inglesa para 10 horas(1874).
Voto para todos os trabalhadores ingleses(1884).
Paz e Bem!
Prof.Vilmar
Sugestão para leitura: recomendo Um Diário Russo de Anna Politkovskaya,editora Roco.Jornalista investigativa,mostra uma Rússia Contemporânea com os olhos críticos de uma oposição.








Nenhum comentário: