terça-feira, 8 de março de 2016

O fenômeno urbano global e o vulnerável urbano

As cidades são cada vez mais protagonistas na globalização,principalmente em países como o Brasil,China,Índia e outros em menor escala.
Nesses países,sobretudo o do BRICS,o século XXI está marcando por uma intensa revolução urbana,a produção do espaço urbano,o capital e o Estado são  os maiores protagonistas destas mudanças - essa urbanização é um processo de desenvolvimento desigual - a concentração do capital ($) resulta na formação de gigantescas macrorregiões urbanas,regiões metropolitanas,megacidades e imensas conurbacões,tudo catastrófico para essas sociedades,sobretudo para aquelas menos assistidas pelo Estado, ou abandonada por ele.
As megacidades(ONU-UN Habitat 2008) são determinadas por uma população que ultrapassa os 10 milhões de habitantes,no BRICS,elas são muitas,São Paulo,Mumbai,Nova Délhi,Xangai,Rio de Janeiro,Pequim,Moscou - hoje se fala em Cidades-BRICS(Cities And the global urban phenomenon/Fenômeno Urbano Global - Pedro Cláudio C. Bocaiúva e Sérgio Veloso dos Santos Júnior) Essas cidades são megacidades com atributos de cidades globais.
Deveriam proporcionar: Moradia,Educação,Transportes,Segurança,Saúde,Saneamento básico,Áreas verdes e Lazer e Empregos.Apenas 70% das populações são contempladas,com restrições,dessas necessidades.
Quando os moradores terão direitos à cidade em que vivem?
Diminuir as desigualdades e assimetrias dos territórios urbanos será a bandeira do século atual.
É a questão ambiental urbana?
Como eliminar as Ilhas de Calor?Em certas megacidades,no mesmo ambiente atmosférico,a temperatura chega a variar até 13 graus! A verticalização do centros urbanos(grandes edifícios) e a remoção da vegetação dificulta a circulação do ar e retém o calor.
É a Inversão Térmica,responsável pela difusão de problemas respiratórios nas populações residentes nas megacidades.Ocorre por meio da interrupção temporária da circulação atmosférica,isso acontece d vido a sobreposição de uma camada de ar quente sobre uma camada de ar frio,sem movimentação de ambas,trata-se de um fenômeno natural,que só causa prejuízos em áreas poluídas - fenômeno que dificulta o escoamento do ar poluído gerando graves problemas de saúde e meio ambiente na áreas mais contaminadas.
Fábrica e moradia não podem conviver no mesmo espaço urbano,ou uma ou outra - juntas jamais!
Invariavelmente ocorre a silenciosa chuva ácida.
Sempre vence o capital e a necessidade de trabalho,lamentavelmente!
Paz e Bem!
Prof.Vilmar.

Nenhum comentário: