segunda-feira, 21 de março de 2016

Água um recurso finito que só volta na próxima chuva.

Qual o rumo de uma pequena gota d'água que cai após a chuva? Durante um tempo fica pendurada na folha de uma árvore e passa a observar o mundo ao seu redor e se assusta com a possibilidade de cair numa poça d'água,valeta,boca de lobo,onde caem outras gotas,depois,viaja pela natureza,agora como parte de um todo - a própria água (Domingos Pellegrini-Geração Editorial).
Se peço água num restaurante,o atendente quer saber que tipo de água engarrafada eu quero.Todos temos de beber água.Água é muito importante.Tomamos banho com ela,queremos que ela seja limpa.
Logo,não há nenhuma razão para que a água seja posta em garrafas.No mínimo isso é muito prejudicial.Dentes das crianças deterioram por falta de flúor.Você tem que usar petróleo para fazer as garrafas e despeja óleo no oceano ao importar água,petróleo de outros continentes e tudo isso desvaloriza o bem público que é a água da torneira,que uma parte da população já conseguiu alcançar - água de torneira é um bem público - é preciso acabar com a fetichização das mercadorias (Pensando o Século XX-Tony Judt).
Complementando;
Cada habitante dos EUA,consome mais água que a soma total gasto por habitante da França e do Japão é muito mais que a China e a Índia,países mais populosos do planeta.
Se formos comparar o consumo dos ricos em relação aos pobres,um cidadão americano consome 34 vezes mais água do que um moçambicano.
2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo não tem acesso aos serviços de saneamento básico.
Mantidas as proporções de consumo de água e os padrões de vida atual,do tipo American way of life ou way has/gets her(own)- sempre faz o que quer a sua vontade,em 2025 cerca de dois terços da população mundial viverão em estresse hídrico.
Mudanças nos hábitos e nos padrões de consumo doméstico é uma exigência planetária.
PS-1 em cada 6 pessoas no mundo não tem tem água tratada,ou seja limpa para beber sem medo de doenças.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: