quinta-feira, 12 de maio de 2016

Energia,uma questão primordial para a humanidade.

"O mundo precisa cada vez mais energia,mas é necessário ampliar as fontes renováveis,sobretudo aquelas que não prejudiquem o meio ambiente".
O suprimento de energia de um país é,em princípio,uma prioridade de todos os governos,pois sem energia nenhum setor econômico e social funciona(...).
No século atual,os países enfrentam o difícil desafio de aumentar sua produção de energia e equilibrar a matriz energética.O consumo de energia não para de crescer,puxado pela economia industrial,urbanização crescente e aumento da população.Por outro lado,a necessidade de reduzir matrizes energéticas fósseis que produzem gases poluidores que agravam o efeito estufa,torna-se cada vez mais prioritário a busca de fontes limpas e renováveis e isso significa disponibilizar recursos,o que não é muito fácil.
Precisamos sucumbir a antiquada idéia  de que desenvolvimento e proteção ambiental são incompatíveis.
A defesa do meio ambiente e o planejamento racional dos recursos disponíveis é fundamental.No Brasil,por exemplo,os recursos energéticos renováveis são imensos e podem garantir a produção energética e o bem estar social,além de contribuir com a sustentabilidade planetária no que diz respeito ao efeito estufa.É preciso ousar e assumir a vanguarda de novas tecnologias.
Um diferencial importante,quando apontamos para os BRICS(Brasil,Rússia,Índia,China e Africa do Sul), o Brasil é o único país que tem capacidade de utilizar uma matriz energética limpa e renovável durante todas as etapas de crescimento.É preciso transformar essa vantagem comparativa em vantagem COMPETITIVA e para isso é necessário o apoio em regulamentações internacionais,subsidiando um crescimento com menor impacto em seu entorno.
A matriz energética brasileira é predominantemente limpa;muita água,muito,vento,muito sol,muito solo e assim deve continuar.
Num Congresso de Climatologia realizado em São Paulo,falou-se que em certos anos de muitos ventos e de pouca chuva e em outros poucos ventos e muitas chuvas - isto quer dizer que a energia éolica (dos ventos) e a energia hidráulica (das águas) são complementares,só não conhecemos reservatórios de vento e todos conhecemos reservas de água,como forma segura de estocar energia.
Gerações futuras agradecerão, se cuidarmos da água,em qualquer estado-rios,lagos,lençóis freáticos,mares,oceanos e chuvas.
(Eng.José Maria Mendonça - Portagente:fazendo um mundo mais ágil.
Consulte para saber mais:www.riosvivos.org.br. -   www.WWFvida selvagem.org.br.  -  www.lume.ufgrs.bitstream.handle.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


Nenhum comentário: