quinta-feira, 23 de junho de 2016

Proteger o planeta,recuperar a terra,engajar pessoas.

Este foi o tema escolhido pela ONU para o dia mundial de combate à desertificação e a seca e suas múltiplas consequências para a vida na Terra, e ocorreu no último dia 17 do mês em curso e com pouca divulgação pela imprensa mundial,o que é lamentável.
A desertificação nos próximos 25 anos pode reduzir a produção de alimentos em até 12%! Hoje,segundo a ONU, 800 milhões de pessoas enfrentam a subnutrição crônica ligada à degradação dos solos: redução da fertilidade das terras,perda da biodiversidade,uso insustentável dos recursos hídricos e as secas estão por trás deste quadro assustador.
É o pior,essa desertificação não é a expansão natural dos desertos existentes e nem vincula-se a biomas desérticos.É um fenômeno resultado da degradação do solo por atividades humanas,como a agricultura não sustentável,mineração uso das terras para pastagens,corte raso da vegetação são as causas que explicam a escassez no fornecimento de alimentos,migrações e instabilidade em várias regiões e Nações.
As tendências atuais apontam para o ano de 2020,que segundo  ONU,cerca de 60 milhões de pessoas partirão das zonas da África Subsaariana e Sahel,para o norte mediterrâneo  da África e Europa.Em termos mundiais,135 milhões de pessoas correm o risco de ter que se deslocar de sua zona de origem para outra em melhores condições devido à degradação dos solos e falta de água.
Os custos sociais são evidentes:
Conflitos sobre recursos hídricos e por solos produtivos;doenças de origem hídrica e alimentar;malnutrição e suas consequências;falta de higiene,água salubre e alimentos,doenças respiratórias e infecciosas.Quem essa conta!
Proteger e regenerar as zonas de riscos,requer ações como; reforçar a segurança alimentar,impedir o aceleramento das alterações climáticas e ajudar as populações que vivem nessas áreas.
Todo dia é dia 17 no combate à desertificação e degradação dos solos e de atenuar os efeitos das secas e cuidar dos solos,mesmo o solo urbano da praça,do seu quintal da sua rua,significa cuidar de toda a vida na terra.Sim nós podemos!Ou não?
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


Nenhum comentário: