sexta-feira, 17 de junho de 2016

Revendo a história no emblemático Oriente Médio.

Na esfera da discórdia entre judeus e palestinos nos territórios por eles disputados,está o movimento sionista,que foi apontado por muitos como um dos principais fatores nas disputas entre os dois povos e no aumento das tensões no Oriente Médio.
O movimento sionista surgiu no final do século XIX movido pelo apelo religioso de retorno à Terra Prometida,em referência à Colina de Sion, em Jerusalém.A proposta era de construir colônias judaicas na Palestina,que então já contava com uma população de judeus,ou seja,não se tratava de uma terra despovoada,mas de um povo lá estabelecido há mais de 12 séculos (Boulos,G.A Palestina apagada dos mapas.Folha de São Paulo,31 de julho de 2014) e a consequente criação do seu Estado-Nação - Israel.
Em 1947, a ONU aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados.Um judeu e outro Palestino.A recusa árabe em aceitar a divisão conduziu a uma série de instabilidades geopolíticas na região que gerou sucessivas guerras de modo que ainda hoje se estabelece um conflito entre judeus e palestinos.
Essas guerras,lamentàvelmente,trouxe mortes,destruições e ódio.
Enumerando os conflitos:
O primeiro conflito ocorreu com a recusa árabe em aceitar a partilha e a criação de um Estado judeu.
A segunda guerra ocorreu em 1956,com a decisão do Egito em nacionalizar o Canal de Suez,ato que atingia interesses ingleses,franceses e israelenses.
O terceiro conflito ocorreu em 1967(Guerra dos Seis Dias).
Em 1973, a Guerra do Yom Kippur(Dia do Perdão).
A partir deste último embate,houveram inúmeros avanços na busca de uma paz permanente,mas que infelizmente não atingiu a todos e principalmente o reconhecimento do Estado Palestino.
Até quando,muros,atentados,sequestros,reassentamentos continuarão a dificultar a paz desejada,pelas sociedades civis israelense e palestina? Até quando?
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: