quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Efemérides

China - passado,presente,futuro;um longo caminho percorrido.
Muito evoluiu a China desde o fim da longa marcha de Mao Zedong que percorreu 9.650 quilômetros até tomar conta dos destinos do país,remetendo o rival General Chiang Kai-Chek,para o exílio em Formosa,também conhecida por Taiwan.
Quem não se lembra de Deng Xiaoping,o sucessor de Mao que estabeleceu um novo sistema político para a China - um país,dois sistemas - as reformas do mercado livre também conhecidas por política de reforma e abertura.Dai resultou que essas mudanças ao sistema capitalista,ganharam força nas regiões costeiras,onde começaram a surgir cidades industriais com o fim de servir o novo comércio do estado chinês - era romper com o atraso,com a pobreza,era a mundialização de uma China milenar.
Foi estabelecido que essas áreas-zonas litorâneas fosse governada sob o regime comunista e que o modelo econômico fosse capitalista com ampla autonomia - Xangai,Hong Kong,Macau.O fato inquestionável; China é uma grande potência em escala global.
O crescimento econômico tem-se desenvolvido ao ritmo de 6 a 10% anuais,e isto desde há quinze anos,e,conforme profetizou Mao que em setenta e cinco anos a China possa alcançar e ultrapassar os Estados Unidos.Os falcões,os homens da linha dura,pensam que essa maratona durará cem anos,e por isso será de acreditar que em 2049,por ocasião do 100 aniversário da ascensão de Mão ao poder,a meta seja alcançada.Essa política tem em vista proteger os interesses econômicos,na exploração do petróleo,do gás e da pesca mas estima-se que não faz parte do seu cardápio a conquista de outros países.Utilizando uma via pacífica está obtendo o carvão e o petróleo que necessita para fortalecer a sua economia.
A atual política,vai colocar o Império do Meio,na primeira fila,graças à política designada por "uma cintura,uma estrada".É caso para pensar que a China avança em direção das nações emergentes,"saturadas" de lições sobre os direitos do homem e sedentos de investimentos.

No próximo sabado, 2 de setembro - há 72 anos foi assinada a rendição japonesa que ditou o fim da Segunda Guerra Mundial em que perderam a vida mais de 33 milhões de pessoas.O Japão Imperial foi a última das potências do Eixo a assumir a derrota militar,depois da Itália e da Alemanha.
A guerra tinha começado oficialmente seis anos antes,em  3 de setembro de 1939.Quando a Grã Bretanha e a França declararam guerra à Alemanha,dois dias após,está,ter invadido a Polônia.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: