quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Pensar para escrever e fazer pensar- Paulo Nogueira(in memória)

*Produção de alimentos e controle dos recursos naturais é a chave para entendermos quem e para quem se produz.A produção de alimentos se multiplica por três desde os anos 1960,enquanto a população mundial só duplicou desde então - não há falta alimentos,mas de acesso a ela.


*Hoje,alimentos é uma mercadoria e sua função principal,alimentar-nos ficou muito para trás.Quem se beneficia das politicas agricolas e alimentares?


*Para a OCDE/U.E. uma pessoa vive na pobreza quando os ganhos sao inferiores a 60% da renda média nacional


*A primeira infância é a base para todas as aprendizagens humanas.A qualidade de vida de uma criança entre o nascimento e 6 anos de idade pode determinar as contribuições que essa criança dará a sociedade quando adulta.Se esse periodo incluir suporte para o desenvolvimento cognitivo,linguagem,habilidades motoras,adaptativas e aspectos sócio emocionais,a criança terá uma vida escolar bem sucedida e relacões sociais fortalecidas.As ideologias ainda colocam em segundo plano e educacao infantil e em certos paises,enfatizam o ensino superior,lamentàvelmente.


*Educacão,em seu eterno desafio produz duas escolas distintas,mas não antagônicas: de mando e de servidão;Uma para a elite e outra para "outros".
Formar integralmente,eticamente,com autonomia,com pensamento critico.A quem interessa aprender a pensar?
Liberdade de escolha,aulas interessantes e contextualizadas no humano e seu desenvolvimento e não no conteúdo apenas. Essa escola existe de fato?
Vou tentar buscar outras realidades na Escola da Ponte(Portugal) ou não.

Paz e Bem!
Prof.Vilmar



Nenhum comentário: