quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Países?.Reconhecidos ou não.Surreal.

Um território,uma população permanente,um governo,nao é o suficiente para ser reconhecido como um país,logo...não existem ou não são reconhecidos.Eis a questão.Alguns exemplos concretos;
Cristiana - um território dentro da cidade de Copenhagen(Dinamarca),fundada em 1971 por um grupo alternativo contestador e cuja populacao de moradores se considera como um país independente da Dinamarca.
Somalilândia - fica no norte da Somália,país do Chifre Africano, e que desde 1991 deixou de fazer parte da Somália.O seu lema é "sejamos dois paises distintos e vizinhos pacificos".
Seborga - fica na Itália,na região da Ligúria,junto a fronteira com a França.Grande parte da população defende a concepçãode Principado,sem ligação com a Itália,naturalmente.
Tuva - é uma republica russa no extremo sul da Sibéria.Este território é rico em nascentes de rios e lagos,sendo sua maior riqueza natural renovável.
Maiote - ilha no oceano Indico,a leste do Arquipélago de Comores.A população decidiu que o territorio é parte da França e no futuro,Estado Ultramarino da França,uma decisão sem nenhuma interferência do poder politico da França Continental."meu destino?cuido eu."


A ONU que vive a 72 Assembléia Geral,apresenta algumas questões bizarras: Ucrânia e Bielorússia foram paises fundadores da ONU,embora fizessem parte da então URSS.
Suiça só tornou-se membro da ONU em 2002,embora tenha em Genebra uma das suas sede.
O Vaticano é apenas um Estado observador desde 1964.


Opinião: A diplomacia ainda não foi testada na Coréia do Norte,pois sanções não são dialogo.O mundo está cansado de guerras para evitar guerras.O mundo precisa de sensatez,até o cinismo é preferível à piromania verbal das partes - Coréia do Norte,Estados Unidos e outros.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


Nenhum comentário: