quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Rohingyas - apátridas sem amigos.

A etnia Rohingya vive no Estado de Rakhine,no sudoeste da ex-Birmânia,hoje Myanmar,isolados e sem proteção,vivem segregados na própria terra,sem amigos e sem direito à terra.Não são reconhecidos por Myanmar,onde estão suas raizes e vistos como imigrantes ilegais do Bangladesh.
Myanmar é predominantemente budista,e controlam as instituições desde a independência do Reino Unido em 1948,já os Rohingyas são muçulmanos de um ramo minoritario do Islã,portanto o confronto é inevitável.A ONU considera essa minoria étnica como a mais perseguida no mundo!
Vivem em guetos: proibidos de casar,de viajar,sem direito a propriedade,discriminados no trabalho,limites na educação e outros serviços públicos.
Com uma brutal repressão,restou à diáspora de homens,mulheres,idosos e crianças para a Tailândia,Malásia e para os campos de refugiados no Bangladesh.
Em setembro ocorre o fim das Monções de verão e produzem ventos que sopram no sul e sudeste asiáticos e trazem chuvas abundante,começa a "Temporada dos Botes"quando os Rohingyas tentam chegar ilesos na Malasia e na Indonésia,fugindo dos nacionalistas budistas do Myanmar.
"Uma etnia sem documentário é como uma familia sem album de fotografia"- Patricio Guzman.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar


Nenhum comentário: