quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Europa:nacionalismo e separatismo:Catalunha.

 Europa sempre foi uma terra de encaixes nacionais difíceis,cheia de povos e fronteiras que raramente coincidiam(Tony Judt-pós guerra) - uma colcha de línguas,religiões,comunidades e nações entremeadas,excluindo os países que pertenceram ao bloco comunista,não houve na Europa Ocidental nenhuma mudança significativa nas fronteiras europeias desde 1950,graças ao enorme poder de atração da União Européia e do Tratado de Schengen que na prática aboliu os limites entre seus 26 países membros.
No presente, a União Européia tem enfrentado o nacionalismo e o separatismo com uma "marca" indelével: liberdade após a queda do Muro de Berlim - um símbolo dos velhos rancores nacionais.
Os inúmeros exemplos indicam isso:a antiga Iugoslávia é um exemplo clássico.
No caso da Espanha,o cenário é muito complexo e qualquer ruptura poderá trazer consequências econômicas e sociais irreversíveis,pois além da Catalunha,há o País Basco e a Galícia nesse objetivo de secessão para serem nações independentes,sonho dos nacionalistas.
A Catalunha nunca chegou a ser uma nação independente,apesar de possuir uma cultura e língua próprias.Situada no nordeste espanhol é formado por quatro províncias Girona,Lleida,Terragona e Barcelona(a capital).
Aí vivem 7,5 milhoes de catalães(15% da população espanhola) sendo a segunda maior comunidade da Espanha( a primeira é a Andaluzia).Detém 19% do PIB espanhol,assim contribui muito com o orçamento nacional e serve para financiar outras comunidades espanholas.O sentimento nacionalista aumentou após a queda da Franco,aumentou,pois sofreram perseguições de toda ordem por parte do Governo Central,quando ganharam autonomia com o fim da ditadura,"parecia"que seria mais fácil o separatismo,mas não foi o que aconteceu.
As raízes históricas da Catalunha alegadas pelos separatistas remonta a Guerra de 1714 pelo trono da Espanha entre dois candidatos;Felipe V de Bourbon(neto de Luís XIV da França) e o Arquiduque Carlos da Áustria.Parte da Espanha queria Felipe V, a Catalunha,preferiu Carlos da Áustria.Os Bourbons venceram a guerra,as Catalães tiveram que se submeter ao Rei FelipeV.
Anteriormente fez parte do Reino de Aragão,quando foi unificada ao Reino de Castela em 1492 e  deu origem a Espanha. 
No último 1 de outubro,catalães votaram pela separação em relação à Espanha,vamos aguardar os desdobramentos cuja repercussão atingirá não só a Espanha.O nacionalismo está mais forte na Europa após a crise econômica de 2008 e a questão dos refugiados.
Paz e Bem!
Prof. Vilmar
Sugestão: Recomendo a leitura de Guerra e Revolução - o mundo após outubro de 1917. Autor Domenico Losurdo - Coleção Revolução Russa, 2017.

Nenhum comentário: