quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Novos tempos e a revitalização urbana.

*Era uma vez um cara do interior
*Que vida boa,água fresca e tudo mais
*Radio notícia da terra civilizada
*Entram no ar da passarada
*E adeus,paz
*Agora é vencer na vida
*O bilhete só de ida
* Da fazenda pro mundão 
(Trecho da música Notícia da Terra Civilizada de Jorge Mello e Belchior)
Hoje,a urbanização na América Latina vive um novo comportamento,o crescimento demográfico tem se apresentado mais lento,as migrações campo cidade também,isso tem contribuído para diminuir o ritmo de crescimento das grandes metrópoles,embora seus problemas não tenham diminuído,embora alguns desses problemas tenham sido minimizados.Tudo continua como sempre.
Onde vivemos na cidade,algumas centenas de milhares de pessoa vivem em áreas de grande concentração de pessoas(elevada densidade demográfica em determinados bairros e comunidades,ao lado de vazios demográficos,com baixa concentração demográfica)as consequências refletem nas carências ou ausências de infraestutura básica para essas populações,interferindo na qualidade de vida entre outros.
Deslocamentos para o trabalho,escola,atendimentos nos serviços de saúde,iluminação pública segurança,transporte inter e intra bairros refletem diretamente na qualidade de vida - "vida boa,água fresca..."
O processo de urbanização sabemos,promoveu a grande concentração populacional,o intenso fluxo de veículos,alterações nos padrões habitacionais,nos materiais empregados na construção civil,na retirada da cobertura vegetal entre outros.Essas modificações são responsáveis diretos na radiação solar urbana diurna e consequências noturna,uma produção de calor artificial nas metrópoles latino americanas - aumento da temperatura durante o dia e um resfriamento mais lento durante a noite - o calor artificial no meio urbano está associada a veículos,aos complexos indústriais,ar condicionado,ventilador.
As migrações entre cidades, entre cidade e periferia,entre periferias da mesma cidade tem propiciado
o uso de novas expressões como conurbação,megarregião,área metropolitana expandida,corredores urbanos,gentrificação,revitalização entre e são parte do cotidiano urbano.Afinal,as cidades não só sofrem com os efeitos da globalização,como também a produzem. - "oh! que saudades eu tenho da aurora da minha vida que os anos não trazem jamais!".
Paz e Bem!
Prof.Vilmar



Nenhum comentário: