quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Uma contribuição para o ENEM - Aquecimento global.

A poluição aumenta e preocupa cada vez mais.O homem continua agredindo de forma inconsequente o ar, a água e o solo.As consequencias todos sabem ou pelo menos a maioria:degelo dos polos,aumento do nivel dos oceanos,alterações nos ecossistemas costeiros,aumento na transpiração das grandes florestas.
Como minimizar essas consequências?
Reflorestando,as plantas absorvem o gás carbônico e liberam o oxigênio - aumentar a fotossíntese.
Utilizar fontes alternativas de energia,solar,eolica,bioenergia e nuclear.
Lixo uma destinação - compostagem,reciclagem e aterro sanitário.Reciclar,Reduzir,Reutilizar,Repensar,Recusar - 5 Rs.
Revisando a COP 21-2015 a o Acordo de Paris permite que ainda é possivel atingir sua meta; aumento máximo de 1,5 graus centigrados não é uma impossibilidade,para isso é preciso que sejam cumpridos os compromissos reforçados até 2030.
O FMI alerta,as Nacões Desenvolvidas devem ajudar nessa empreitada.O aquecimento global pode gerar perdas de até 10% do PIB dos paises pobres; lembrando que 60% da população mundial vive em paises onde o aquecimento global se dá de forma mais intensa.Num cenário conservador significa,menor produção agricola,redução de investimentos,danos à saúde,endemias mais frequentes,fome,aumento nas migrações,desastres naturais e possiveis conflitos étnicos.
Secas,tempestades,chuvas torrenciais,são cada vez mais intensas e frequentes,afetam de maneira direta a população mais pobre à cada ano na Ásia,África e America Latina.
Redução de emissões excessivas de gases do efeito estufa é um negócio excelente para o clima e para a economia-investimentos em fontes renováveis  de energia,por exemplo,está cada vez mais competitiva em relação aos combustíveis fósseis.Carros elétricos ganham espaço no mundo dos transportes e devem predominar no planeta nas próximas décadas.Quem viver verá.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: