quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Palestina:novo acordo entre Fatah e Hamas,um caminho para a paz.

Um acordo entre as facções Fatah e Hamas,vai fortalecer o governo da Autoridade Palestina e consequentemente a unidade política e administrativa da Faixa de Gaza e Cisjordânia,que até então eram conduzidas pelos grupos rivais:Gaza pelo Hamas e a Cisjordânia pelo Fatah.logo,este acordo pode ser o caminho da pacificação e reconhecimento pleno do Estado Palestino,repito é um passo importante na paz deste Oriente Médio movido pelas guerras nestes dois últimos séculos.
Volta para uma ampla discussão o Princípio do Quarteto(ONU,União Européia,Rússia e EUA) negociadores da paz na região: aceitação dos princípios de não violência,respeito aos acordos assinados entre Israel e a Autoridade Palestina no passado e reconhecer o direito de Israel existir.
A Organização de Libertação da Palestina(OLP)tem um compromisso com acordos assinados com Israel que é a busca permanente pela paz baseado no princípio de dois Estados:Israel e Palestina.
O caminho ainda é muito longo,mas possível;
Reconhecer Israel como um Estado judeu;
Reconhecer as fronteiras de Israel em 1967;
Segurança no vale do rio Jordão - presença militar de Israel nesta área,região estratégica para os israelitas;
Refugiados palestinos,retorno à Palestina;
Fronteiras definitivas: entre Gaza e a Cisjordânia está Israel,territórios descontínuos.
Assentamentos judeus,novas colônias israelitas na Cisjordânia 
Cidade Jerusalém um marco religioso para judeus,muçulmanos e cristãos.
Sobre os palestinos: população de 4,4 milhões de palestinos distribuídos por Jerusalém Oriental,Cisjordânia e Faixa de Gaza.
Os refugiados palestinos somam 5,6 milhões de pessoas espalhadas pelo Oriente Médio e pelo resto do Mundo,desde o êxodo de 1948,com a criação do Estado de Israel e a Guerra dos seis dias em 1967.
Os palestinos em sua maioria são muçulmanos sunitas,possuem uma minoria cristã é uma comunidade de samaritanos.
Na Faixa de Gaza,onde o Hamas governa,os palestinos vivem bloqueada s por Israel e Egito,impera a pobreza,desemprego elevado,escassez de energia elétrica e água.
Desde 2008,seus 2 milhões de habitantes viveram três guerras contra Israel.
No mínimo,um Estado Binacional.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: