quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Afinal quem decide?

O poder do cidadao,o poder de cada um de nós,limita-se na esfera politica,a tirar um governo de que nao gosta e a por outro que talvez venha a gostar.Nada mais.As grandes decisões sao sempre tomadas em uma grande esfera e todos nós sabemos qual é.E quando se trata de finanças então...As grandes organizações financeiras,os FMIs,a OMC,os Bancos Mundiais,tudo isso e mais,tem uma peculiaridade;não são organismos democráticos,ao contrario...
José Saramago,de forma direta afirmou:"Como podemos falar em democracia se aqueles que efetivamente governam o mundo não são eleitos democraticamente pelo povo?"
O que falar das alianças militares?
Do Estado mínimo?Deixando que a economia por exemplo,seja regida pelo mercado,que por sua vez é controlado pela grandes corporações transnacionais,sobretudo os destinos econômicos mundiais,fica evidente que os cidadãos se distanciam cada vez mais das decisões.A própria globalização amplia esses poderes,cujos líderes não são escolhidos por participacão direta dos cidadãos.
O que dizer,das questões ambientais,sobretudo,o aquecimento global e suas consequências.Quem paga essa conta?Alguma dúvida?


Começa em Bonn,Alemanha,a 23 COP,e estamos longe de alcançar as metas,da COP 21(Paris) e da COP 22(Marrakech).Para a Organização  Mundial de Meteorologia(OMM): CO2 bateram todos os recordes de 2016!
250 empresas são responsáveis por 1/3 do dióxidos de carbono emitidos no mundo.
Compromissos de governo com politicas públicas podem engatar mais atores sociais para que as decisões façam diferença no futuro.
Lembre-se que o Acordo de Paris,que entrou em vigor em 4-11-2016,perdeu um aliado importante,o governo dos Estados Unidos que abandonou o compromisso de diminuir  as emissões,mas a sociedade civil americana não,ela está presente em Bonn,menos mal.
Lembre-se que existem cerca de 6.683 usinas à carvão no mundo,como uma capacidade combinada de 1964 gigawats(GW).


Relembrando a história; 2017:Cem anos da Revolução Russa.Em fevereiro de 1917,uma gigantesca mobilização derrubou a Monarquia Romanov na Rússia de então.Envolveu segmentos diversificados da sociedade russa,liberais,republicanos,socialistas.Em 24 de outubro(calendário juliano)ou 6 de novembro(calendário gregoriano,válido em todo o ocidente),os bolcheviques tomam o poder em um golpe,nascia à União Soviética que foi dissolvida em 1991.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: