quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Brasil relevante.

Expectativa de vida - entre 1940 e 2016, a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer aumentou em mais de 30 anos e hoje é de 75,8 anos(IBGE).Avanços na Medicina,acesso à saúde pública permitiu ou permite a queda das taxas de mortalidade; vacinação em massa,atendimento ao pré natal,aleitamento materno,programa de nutrição infantil e ações de agentes comunitários de saúde têm contribuído para o aumento da expectativa de vida.É pouco!Buscar de forma ambiciosa 100% de saneamento básico!
Apesar de todos esses avanços na expectativa de vida,o Brasil está abaixo de muitos países,cujos indicadores apontam para uma faixa de 83 anos.Logo, comemorar com moderação.


Desafio: Tecnologia X Emprego,
Estudos do Mckinsey Global Institute faz uma previsão do impacto de robôs na economia e no trabalhador - 375 milhões de trabalhadores terão que se adaptar em outra área de trabalho - mudando de ofício até 2030.A China e a Índia deverão ser os mais afetados.O Brasil com os seus 12 milhóes de desempregados atuais deve estar atento com essa previsão.



10 de dezembro - Dia dos Direitos Humanos. No Primeiro Artigo: TODOS os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.No Terceiro Artigo:TODO ser humano tem direito à vida,à liberdade e a segurança pessoal.Neste ano,comemora-se 69 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos(1948/2017).O contexto do pôs guerra,logo após a fundação da ONU,trouxe uma percepção a ser compartilhado universalmente de que existem direitos humanos e universais e sendo importante destacar a INDIVISIBILIDADE dos Direitos Humanos - NÃO É POSSÍVEL FATIAR E CUMPRIR UM E NÃO CUMPRIR OUTRO.
O IBGE demonstra que os negros(pretos e pardos) são a maioria da população brasileira,representam 53,6% da população (2014).Os negros compõe o grupo dos 10% mais pobres da população brasileira,com renda média de R$ 130 por pessoa na família.Três em cada quatro negros estão entre os mais pobres.
Recomendo:De volta para a URSS de José Luís Ricon Fernandes de La Fuente.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: