quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Cidade ou caverna - o último refúgio humano.

Habitat - ONU - os desafios cada vez maior da urbanização mundial: a maioria do mundo vive na cidade pequena,média,grande - juntos e às vezes misturados,unidos...nem tanto.
Desde o século passado,a ONU,delibera agendas para o desenvolvimento urbano,especialmente para os países emergentes.
A primeira ocorreu em 1976 em Vancouver( Canadá).A segunda,em 1996,em Istambul(Turquia) e a terceira em 2016,em Quito no Equador.
A agenda de 2016 enfatiza: O direito à cidade e as condições para que moradores e moradoras possam usufruir de TODOS os espaços urbanos,sem nenhuma restrição,sem nenhuma exclusão.
Comprometimento para combater a desigualdade social,as agressões do meio ambiente,as injustiças sociais e TODOS os tipos de violação aos direitos da pessoa humana,em especial aos mais pobres e os sem assistência do Estado,conhecidos como "moradores de rua" hoje,e que no passado não muito distante,estavam no interior do país,na periferia extrema das cidades ou na cidade dentro de áreas muito especial: a favela.
Favelas são formas de urbanização! Consiste  numa verdadeira estratégia de sobrevivência praticadas pelos mais pobres,aqueles que nasceram na pobreza e na exclusão.
Recordar é viver; Relatório Brundtland(1987) - Comissão Mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento - satisfazer as necessidades atual,sem comprometer as gerações futuras(?!),possibilitar  que as pessoas,agora e no futuro,atinjam um nível satisfatório de vida plena.
Utopia!
Paz e Bem!
Prof. Vilmar

Nenhum comentário: