quinta-feira, 31 de maio de 2018

Alternativas energéticas.

Gasolina de capim - biocombustível derivado de material celulósico ou combustível de segunda geração; Os combustíveis de primeira geração são derivados de soja,milho e cana de açúcar.
A metéria prima para a obtenção dessa alternativa sáo: resíduos de madeira,talos de milho,palha de trigo ou capim de crescimento rápido,matéria prima barata e abundante.Uma alternativa para os problemas enfrentados pelas matérias-primas de primeira geração.
(Texto adaptado.Dale.B.E.e Huber G.W.- gasolina de capim e outros vegetais(Scientific American Brasil) - ago 2009 - no.87).
Vantagens:poluem menos;90% menos gases nocivos à atmosfera,comparando com a gasolina; baixo custo e diminuição da dependência dos hidrocarbonetos.Não compete com a produção de alimentos,produz até cinco vezes mais energia do que gasta.(fonte Equipe do GrupoEscolar.com - adaptado).


Transporte rodoviário no Brasil.
A prioridade dada ao modal rodoviário,explica as dificuldades vividas pela sociedade brasileira nos últimos dias.Nào deveria surpreender,a crise no setor era prevista.
Um sistema que confia mais de 60%! do transporte de cargas em um único modal,inevitável o acontecido,além de outros componentes como custo,segurança etc.
Aprende - se no ensino fundamental,nas séries iniciais,que um país com a extensào territorial do Brasil,com mais de 8 milhões de quilômetros quadrado,o transporte ferroviãrio e o flúvio /marítimo é o mais econômico e adequado.Sem novidades.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: