quinta-feira, 21 de junho de 2018

Oblast de Kaliningrado: um mundo cheio de lugares que surpreendem.

Este lugar é Kaliningrado,e hoje faz parte da Federação Russa.Um território totalmente separado da Rússia por fronteiras terrestres de países estrangeiros e águas marítimas internacionais.Um "sanduíche",entre a Polônia a Lituânia e o mar Báltico.
Muito cobiçada desde o Império Romano,detinha 90% das reservas mundiais de âmbar.
Conhecida como Conisberga/Konigsberg - "Montanha do Rei" é a terra de nascença do filósofo iluminista Immanuel Kant,um autêntico prussiano.
Kaliningrado, a pequena Rússia,tem uma área de 15.000Km2 era a antiga Prússia Oriental até a 2a.Guerra Mundial.
No passado,pertenceu a Polônia, a Prússia e Alemanha e após a guerra a Federação Russa.
O maior desafio neste lugar pitoresco é preservar a sua cultura,estando afastada do resto da Rússia e muito próxima da União Européia.
Aqui,fala-se o russo,o alemão e o polonês.
Economia:indústria e o turismo.



Dia Mundial do Refugiado - 20 de junho
O mundo deve celebrar a coragem e a resilência de milhares de refugiados e deslocados - 45 milhões de pessoas espalhadas no mundo que foram forçadas a encontrar um novo lugar para viver.
Instituída em dezembro de 2000 pela ONU,este dia tem como objetivo conscientizar governos e população para essa absurda situaçào:fugir de suas casas por motivos de guerras,conflitos civis,perseguições e calamidades.
Em 2017,69 milhões de deslocados,52% são menores de idade.
44 mil por dia! (ONU-Acnur).
A violência generalizada em todo o mundo,causam as migrações forçadas.
Vários países,que mesmo fundados na diversidade e na multiculturalidade,estão dando as costas ao deslocado,sobretudo com as crianças,que faz despertar em todos nós a consciência na nossa condencedência.
Que planeta é esse!
A ONU vai tentar formalizar,até o final de 2018,um pacto global para refugiados e para uma migração segura,regular e ordenada.O Global Compact for Imigration deu-se em 2016,quando 193 países membros da Assembléia Geral da ONU assinaram o documento-Declaração de Nova York,e está sendo submetido às consultas formais para pacto global,Vamos acompanhar!
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: