quinta-feira, 14 de junho de 2018

Rússia,um lugar e suas matizes.

Este lugar é o Bascortostão - Bashkiria e fica a 1.500 Km a leste de Moscou,ao sul dos Montes Urais,um paraíso de pessoa de diferentes etnias,culturas e religiões e muitos rios!
É uma unidade federativa da Rússia muito heterogênea;36,1% da população é de russos(étnicos),29,5% de bashkirs,25,4% de tártars e minorias chuvash,mari e ucraniana.
Aqui convivem muçulmanos sunitas(bashkirs e tártars) e russos,chuvash e ucranianos identificados com a Igreja Ortodoxa Russa.Também minorias cristãs católicas romanas,pagãos,tengriistas,ateus e uma pequena comunidade judaica.
Aqui em Bascortostão,com tanta diferença cultural,não vemos os outros,o diferente,como uma ameaça.Coexistência pacífica é o mínimo possível e desejável.
Sua economia está vinculada ao petróleo e seus processamentos químicos e refinamento.Alcoóis,pesticidas e plásticos.
São 4.104,366 habitantes e vivem numa área de 143.600Km2.
Capital: Ufa.


Petrobrás
Uma empresa estatal e existe para contribuir com o desenvolvimento do país,logo,deve atuar em favor dos legítimos interesses da sociedade brasileira.
Sua mais recente descoberta foi anunciada em 2007 - o pré-sal é que tornou o Brasil auto-suficiente na produção do petróleo - volume extraído hoje,2,6 milhões de barris/dia.Atende a demanda nacional.
O petróleo do Brasil é predominantemente do tipo pesado,mais denso e difícil de refinar,daí a importação de óleo leve.A Petrobrás exporta óleo pesado e importa óleo leve para misturar é assim refinar.Ganhamos menos com a exportação e gastamos mais com a importação.
A exploração do pré-sal,determinado por lei,obriga que os royalties(compensação financeira paga pelos produtores em troca da exploração do petróleo)sejam vestidos em educação e saúde.
A Petrobrás é "operador único".A estatal pode se unir a outras empresas nacionais e estrangeiras,desde que ela seja a líder da operação e tenha no mínimo 30% do consórcio.
O pré-sal é a nossa maior reserva,representa 55% de toda a produção brasileira e está localizado entre 4 e 6 mil metros de profundidade abaixo do subsolo,após uma camada de sal - Bacia de Santos.
O caminho adotado atualmente,leva o país cada vez mais a vender petróleo crú e importar derivados.
Será esta a melhor opção?
Fonte: Petrobrás.Prof.Celso Grisi- FIA.
Paz e Bem!
Prof.Vilmar

Nenhum comentário: