quinta-feira, 8 de abril de 2021

Ciência e Negacionismo..Alguma dúvida?

 Vivemos num clima de ceticismo generalizado,uma forte descrença nas instituições.A disseminação do negacionismo,encampados por governos com políticas anticientífica.Crise de confiança que atinge ao mesmo tempo a ciência e a política.Cientistas e sociedade do memo lado.Os negacionistas podem ser identificados;preguiçosos e influenciáveis,consomem poucas informações,alinham o raciocínio pelo fel das redes sociais.São incapazes de acreditar nas evidências,preferem transformar a realidade de vírus mortal,numa conspiração.O negacionismo prejudica a saúde e os avanços da Medicina - negar fatos como forma de escapar deles diante das evidências científicas,Disputas ideológicas,interesses políticos e religiosos,jamais devem se colocar acima da Ciência.

“Na África do Sul entre 1999 e 2008,o Presidente Thabo Mbeki negou a gravidade do surto da AIDS - hoje o país detém próximo de 20% dos infectados do mundo - 7,7 milhões de pessoas.Na época,também a Ministra da Saúde ignorou a doença e indicava uma alimentação a base de legumes,como a beterraba,por exemplo,bastava para proteger -se do vírus HIV(Viva Bem - Saúde,Marcelo Testoni).

“No dia 22 de junho de 1633,o astronônomo Galileu Galilei,considerado como criador do método científico para muitos,recebia sua sentença frente a Tribunal de Inquisição pela acusação de defender o modelo de Nicolau Copérnico,em que a Terra girava em torno do Sol,Galileu foi considerado um herético,forçado a repudiar às ideias Heliocêntricas e sentenciado a prisão domiciliar.Sus obra,Dialógo,foi incluída no índice dos livros proibidos do Vaticano.

A ciência deve ser exemplo para a sociedade.Garantir livre acesso à toda informação científica é atribuição de órgãos especificos e autoridades,sobretudo do pesquisador e suas instituições representativas.Paz e Bem!Prof.Vilmar


Um comentário:

L Horr disse...

Belo texto, Professor Vilmar! Aqui quem fala é Arthur Passos El Horr, eu fui seu aluno em 2010, e sempre era muito ativo nas suas aulas, respondendo às suas charadas, e sempre lhe trazendo algumas outras de casa. Acho que dificilmente o senhor lembrará de mim (para o professor é sempre mais difícil do que para o aluno, por uma questão matemática rsrsrs), mas saiba que eu nunca esqueci do senhor, um dos grandes professores que eu tive! Me formei em Direito pela UFPR, e hoje faço mestrado em direito constitucional na USP, buscando o sonho de um dia me tornar um bom professor, como o senhor. Lhe desejo sempre tudo de melhor. Forte abraço, e muita saúde: paz e bem!