quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Holanda.Casas sobem e descem ao sabor do mar.

 A Holanda em sua história conviveu com uma necessidade extrema:PROTEGER-SE DO MAR e ampliar o seu território.Construiu comportas,aterros,bombeou água através de moinhos de vento.Construiu cidades,criou animais,plantou,sobreviveu!Sem essas iniciativas humanas a Holanda certamente estaria de baixo água 

Morar sobre as águas é uma saída como ocorreu com a Holanda.Ilhas artificiais,pensando num futuro com o aquecimento global e o derretimento das calotas polares.Uma realidade inquestionável.

A geografia holandesa começa com o seu território plano(ponto mais alto tem 323 metros e o mais baixo -6,7 metros abaixo do nível do mar!Em 2005 era de 26% da área total.O uso da terra:59% para a agricultura.Uso urbano,infraestrutura e afins 27%.Florestas 9% e 5% de áreas preservadas.

                                                         Para comparar.

                                                          41.526Km2

                                                           33.800Km2

                                                              7.700Km2 superfície de água.

Com um alto índice de urbanização sobretudo nas áreas costeira,deltas e estuários de rios,na Holanda e no mundo essas áreas são o cenário próprio decorrentes das mudanças climáticas - e o mais preocupantes;é à elevação do nível dos oceanos e mares.A Holanda aprendeu a superar o problema para poder continuar a existir e pode ensinar.

E mais - o seu litoral é em grande parte construído pelo homem artificialmente - avançaram sobre o mar e adaptaram essas terras para morada,agricultura,piscicultura,horticultura,indústria.Modificação da paisagem natural,terras conquistadas ao mar - Os Polder’s,que mantém a Holanda habitável.

E mais - Holanda,distrito de Waterbuurt -Ijburg,ilhas artificiais no lago IJ(Floating Amsterdam The Development of IJbur SWater Burt - Amsterdam.

Soluções para o futuro,mas a verdadeira solução é impedir que os níveis dos oceanos e mares aumentem.Morar sobre a água é uma saída pensando o futuro com o aquecimentoglobal e derretimento das calotas polares.Paz e Bem!Prof.Vilmar.

Fonte de consulta:Carmen Lúcia Vergueiro Midaglia - geógrafa.




Nenhum comentário: