quinta-feira, 25 de novembro de 2021

UROS - planos não substituem ações.

 Era uma vez um povo muito forte imune ao raio e ao trovão.Tão forte que podia viver sob as águas sem se afogar.Essa gente habitou a terra muito cedo* antes da chegada do Sol e viveu em paz até cometer o erro de misturar-se aos humanos,perdendo assim sua terra e seu poder.Passaram a viver exilados da mãe terra sobre ilhas feitas de juncos.Esta é a lenda dos UROS,povo que vive hoje em 70 ilhas artificiais no lago Titicaca,na Cordilheira dos Andes(Fragata Surprise-9/11/2010).

*A colonização do lago Titicaca por não agricultores,aconteceu por volta de 2.700 anos atrás(Prof.Fabricio Santos -UFMG;Genética para contar as migrações humanas desde a sua origem na África.Fonte:artigo científico -Sandoval J.R. Et al The genetic history of indigenous population of Peruvian e Bolivian altiplano;legacy of the Uris - Plos one V.8 N.9, e 73006 set.2013-Revista Pesquisa Fapesp.


Os UROS habitam as águas do lago Titicaca a 3.821 metros de altitude alimentado pelas águas do degelo e chuvas.Esse povo,vive flutuando nesta paisagem num quase oceano, por mais de 8 séculos !A natureza forneceu a Totora um junco que cria raízes e formam balsas naturais nas margens do lago e aí vivem os Uros - ilhas artificiais,hoje são 40 aldeias e aproximadamente 2 mil Uros.Quando venta forte,as ilhotas casas se movimentam,é preciso remar muito para “trazer de volta” à casa.Não há agricultura.Vivem do consumo de patos e  Martim pescador,além de quinoa e cevada onde o solo permite cultivam batatas(Fonte:Aventura nos Andes.Ernesto Paglia.20/2009).

Um exemplo para o futuro do planeta!?Um resposta para situações emergenciais para populações que vivem em margens de rios,deltas,estuários,mangues,lagos e lagoas litorâneas em situação de risco.Mudanças climáticas devem ser uma preocupação para populações menores favorecidas.

Para resposta a situações emergenciais climatológicas:construções de base flutuante;construções anfíbias.Livro:Flexibilidade:Arquitetura em movimento.Arq.Nayara Pires.Paz e Bem!Prof.Vilmar

Nenhum comentário: