quinta-feira, 27 de abril de 2023

Conflitos na África - Sudão e República Democrática do Congo-um pouco da história.

 Sudão,antiga Núbia,está em parte no saara(deserto da Núbia).Berço de “dois Nilos”e da dinastia de Faraós Negros está sempre em conflito.Pais pobre e convive com uma crise humanitária há muitas décadas.Os conflitos internos entre facções é sua maior característica.Ironicamente é um país rico em ouro,possui uma das maiores reservas mundiais que são contrabandeados e financiam os conflitos internos.

No passado foi ocupado por egípcios que deixaram como legado um reino organizado,seguindo deuses e a cultura egípcia e uma Dinastia de Faraós Negros que por um século reinaram de forma absoluta.Em 2011 o Sudão do Sul cristão e animists separou-se do Sudão - um choque econômico entre; o petróleo que representava metade das feitas do Sudão(95% das exportações)gerando mais instabilidade econômica e social.Darfur foi descrito como o 1o. Genocidio do século XXI-uma absurda limpeza étnica 

Militares comandam o Sudão durante a maior parte da sua história pós independência;atualmente o conflito é entre RSF( Forças de Apoio Rápido) e o exército regular sudanês.


República Democrática do Congo,antigo Zaire.- vive no periodo pós guerra fria momentos trágicos; Palco da primeiras segunda guerra chamada de”Segunda Guerra Africana”um conflito que deixou mais de 3,8 milhões de vítimas.O Estado vive desde 2003 um “Estado de violência “ 200 grupos étnicos disputam territórios rico em diamantes,cobre,cobalto,ouro,nióbio e principalmente Poder Político.Esses conflitos tem como origem rivalidades étnicas por recursos minerais que apesar da pobreza econômica é rico em recursos minerais.

Um país no nível mais alto de emergência em termos de urgência de ajuda da ONU - nível 3.

Níveis alarmantes de sofrimento humano;migrações,saques,separação de famílias,abusos,torturas e mortes violentas nesse país que é o 2o.mais extenso país da África com 2.344,858 Km2.Paz E Bem! Prof.Vilmar.


Nenhum comentário: