quinta-feira, 13 de abril de 2023

Finlândia - menos OTAN?Aconteceu o contrário.

 Um pouco da história desse país escandinavo cujo povo vive incrível estabilidade,segurança e excepcional qualidade de vida entre seus 5,5 milhões de habitantes com destaque para a indústria de equipamentos eletrônicos e tecnológicos sobretudo em telecomunicações.É o país da Aurora boreal que pode ser observado por 200 dias no ano - um espetáculo exclusivo.Dias e noites longas!

Tem a maior fronteira com a Rússia em toda a Europa -  1.340km.É o mais novo país membro da OTAN,o 31o. Um revés para a Rússia esse ingresso significa uma derrota para os russos cujo objetivo era impedir o ingresso da  Finlândia na aliança militar do ocidente.Um novo “muro” em construção?

Esse país em que tem o primeiro parlamento do mundo à permitir que mulheres concorressem às eleições,já integrou o Império russo entre 1809  e 1917 seguida de guerra civil,União Soviética,Alemanha e viveu na neutralidade durante toda a Guerra Fria.Em 1939 o Pacto Molotov- Ribbentrop que pregava não agressão e incluía a Finlândia sob influência soviética,após invasão soviética do território nórdico.

Um novo “muro”com o mais novo membro da OTAN?Paz  Bem!Prof.Vilmar.



Nenhum comentário: