quinta-feira, 11 de maio de 2023

Bósnia Herzegovina - um país balcânico com uma história incomum.

 Sua principal marca; a multiculturalidade com profundos conflitos e várias heranças culturais.Na identidade nacional a religião é uma marca discrepante - tudo ou quase tudo é tripartite;presidência,legislativo,judiciário - “Tudo junto e misturado”.

Sua história possui um sistema político muito complexo:Três presidentes com poder de veto;quatorze parlamentos:cento e trinta ministros e setenta partidos políticos,todos divididos em duas entidades federativas governadas por grupos étnicos opostos:Bósnios-Servios(ortodoxos),Bosnios-Croatas(cristãos)e bosniacos(muçulmanos).Cada grupo elege um Presidente e juntos governam o país.

Atualmente um impasse;Bosníacos e Croatas apoiam a adesão à OTAN,os Bosnios Sérvios(Srpska) defendem a neutralidade militar.

Ao longo da sua história fatos marcantes neste país;Assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando em 28/6/14 herdeiro do trono austro húngaro desencadeando a 1a.Guerra Mundial.Massacre de muçulmanos em Srbrenika,maior extermínio de humanos pós 2a.Guerra Mundial.Guerra da Bósnia entre 1992 e 1995.OTAN interveio no conflito.

Bósnia - Herzegovina refere-se às duas regiões:Bósnia ao norte(deriva do Rio Bósnia e Herzegovina -Ducado(Herzog-duque) e Ovina(terra) no sul.

Uma curiosidade-A Bósnia Herzegovina tem um litoral de 20 Km de extensão no mar Adriático e é o único território que não faz parte da OTAN com saída para o esse estratégico mar.Paz e Bem! Prof.Vilmar.

Nenhum comentário: