quinta-feira, 18 de maio de 2023

Hoje”tudo é uma arma”.

 Sábias palavras de Josep Borrell diplomata da U.E. - energia,dados de infraestrutra,migrações,religiões e outras tantas razões explicam causas de conflitos.Já em 2009 o ex Presidente Barak Obama afirmou que o século XXI os EUA e a China iriam moldar o mundo,o que não se esperava era a Guerra entre a Ucrânia e Rússia e o consequente desgaste da Rússia e da própria Europa,enfraquecidas no conflito,

Neste cenário países emergentes como Índia e Brasil surgem como potências de equilíbrio,evitando um alinhamento claro neste momento que o mundo vive.A invasão da Ucrânia altera a ordem mundial,refundando uma lógica de blocos;Rússia na órbita da China e Europa na órbita dos EUA.

Outro cenário “ Uma guerra termina quando um dos contendores desiste de lutar”.O possível transbordamento da Guerra na Ucrânia para a Transnistria(Moldávia) ou para a Belarus ou até para um país membro da OTAN - são possibilidades que poderão provocar uma escalada de conflitos com repercussões inimagináveis.

Neste momento os atores na geopolítica mundial são EUA e China e muitos coadjuvantes históricos,podem buscar alternativas para Ucrânia e Rússia.Sim ou não?

Até quando viveremos num mundo de conflitos?

Paz e Bem!Prof.Vilmar.


Nenhum comentário: