quinta-feira, 1 de junho de 2023

Em tempo real - um mundo com perspectivas definidas.

 Apesar das inúmeras relíquias da guerra fria,entre elas a OTAN que “age”em nome do mundo livre,tudo está em mudança muito claras e definidas;determinantes econômicas e geopolíticas vão dominar as disputas entre os que têm dos que precisam de recursos naturais,com agravantes,muitos desses recursos são renováveis e outros não.Está claro que o mundo vai girar em torno de fontes seguras e rentáveis de matéria prima e energia;um mundo de oportunidades está evidência.

Destaque aos países membros dos BRICS entre todas outras nações - vão alcançar a posição de super potências neste século-super potências emergentes!Destaques para o Brasil e Índia entre os demais.O Brasil é uma potência energética em fontes renováveis como energia solar,éolica,maremotriz,hidroelétrica e biomassa.Todas com tecnologias avançadas.Lider em biocombustível.Nas notes não renováveis destaque para o urânio,gás natural,carvão e petróleo um mundo de oportunidades para investimentos.

Estratégias para manter a hegemonia econômica das nações mundiais em um ambiente cada vez mais complexo.Essa é a  questão num mundo cada vez mais complexo.

Recursos naturais do planeta não irão durar para sempre e uma demanda crescente.Na Agenda 2030(ONU);Acesso confiável,sustentável e prećo justo - “Energia para todos”. Além de outros objetivos;erradicar a pobreza,promover a saúde,reduzir a desigualdade e combater as mudanças climáticas.

COP 30 - 2025 - Brasil,Belém do Pará.A volta do protagonismo climático,um retorno ao cenário internacional.Paz e Bem!Prof.Vilmar


Nenhum comentário: