quinta-feira, 22 de junho de 2023

Poder mundial e a crescente demanda e competição por fontes seguras de energia.

 Neste século surge novos polos de desenvolvimento e emergência por fontes seguras e rentáveis de matéria prima e energia vinculadas a temática ambiental.

Desafios imediatos;recursos minerais tem data para acabar.Petróleo e carvão com os dias contados.Pode e vai gerar,fechamentos de postos de trabalho em regiões petrolíferas,gás natural e carvoeiras.A busca por fontes renováveis é urgente e necessaria.Quando vai acontecer,ainda uma incógnita.Lembrando que a população cresce e o consumo de recursos crescem.Qual a saída?

Fontes renováveis,possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana.Sempre disponíveis,não se esgotam:solar,éolica,biomassa,hídrica,marémotriz e geotermica.

O Banco Mundial divulgou em 2019 que mais de 10% da população mundial(840 milhões de pessoas)sem acesso a rede elétrica.Acesso à energia significa acesso à educação,internet,meios de transporte,aparelhos médicos,informações e INFINITAS possibilidades de melhoria de vida e oportunidades de emprego que surgem a  partir daí.

Uma tendência muito preocupante:Aumento na construção de usinas hidrelétricas.Produz energia limpa e renovável,porém produz gigante impacto ambiental,social e local que sua construção e operação geram.Area ocupada e quantidade de água armazenada.Uso de áreas florestais,onde convivem pessoas,animais,plantas - toda a biodiversidade local.Muitas vezes essas sociedades locais,fruto de muito trabalho é afetado e até extinta para sempre.

Esse,talvez seja o maior desafio do planeta - energia e suas múltiplas situações no meio ambiente.Paz e Bem!Prof.Vilmar



Nenhum comentário: