sexta-feira, 30 de março de 2007

Africanização da América Latina

Durante nossas aulas temos alertado que a desigualdade econômica é sempre preocupante, vou apresentar alguns dados comparativos que permitem boas reflexões. Vejamos!
Aplicando alguns princípios, neste caso o da analogia; Ásia comparada com a América Latina.
EXPORTAÇÕES EM 2005
ÁSIA; 2.325 bilhões de dólares AMÉRICA LATINA; 564 milhões de dólares.

PIB(crescimento)EM 2003
ÁSIA 22,7% AMÉRICA LATINA 4,1%

RENDA PER CAPITA(crescimento)EM 2000
ÁSIA 5,3% AMÉRICA LATINA 0,1%

Percebe-se que estamos muito mais próximos da ÁFRICA com os números acima.
Opine sobre causas de baixo crescimento econômico da nossa amada América Latina.
Até!
Prof.Vilmar

2 comentários:

Unknown disse...

A America Latina serve e serviu de quintal para a dominação econômica e política,até porque se viu envolta em 3 séculos de exploração colonial que resultou sobretudo em uma dívida externa "desleal",devido a impossibilidade de pagá-la.
Tal endividamento alimentou regimes militares agressivos,incoerentes com a conjuntura internacional.
No quadro atual,o crescimento do antiamericanismo e da "esquerda" na America Latina não indica que a região passará a ser dependente economicamente e não trará riquezas e crescimento,já que a região continuará sendo um "quintal manipulado" e,portanto,de "Terceiro Mundo",não diferindo tanto do continente africano.

gui disse...

Penso que, na América Latina, o desenvolvimento econômico pífio e a falta de uma organização dos governos frente às crises sociais, ajudaram a criar uma linha de lideranças populistas e dependentes.
A América Latina não vive uma crise generalizada, mas precisa fortalecer suas instituições políticas. A dependência exagerada em relação a outras nações e o crescente endividamento econômico contribuem para uma africanização da região.
Assistimos a avanços e retrocessos diariamente. É necessário, no entanto, manter uma homogeneidade com relação a este primeiro para não se colocar em risco a estrutura dos países envolvidos.