segunda-feira, 7 de abril de 2008

CUBA e os avanços

Temos acompanhado atentamente através da midia as medidas recentemente tomada pelo Presidente Raul Castro em relação a sociedade cubana e a abertura ou avanços,como queiram,sobre a liberação de alguns serviços.É bom lembrar que a democracia ainda passa muito longe desta ilha caribenha,de qualquer forma,aí vai um resumo das últimas medidas;licitação para um canal de Tv estrangeiro atuando em Cuba,será censurado ou não?redistribuição de terras devolutas a agricultores cubanos que desejem vender no mercado interno e fazer renda.Acesso aos hotéis e resortes que até pouco tempo era exclusivo para turistas estrangeiros.A permissão a todo cubano de comprar eletroeletronicos,celulares,dvd,Tv tela plana.Tudo tem que ser à vista.Não deixa de ser uma transição,um avanço,uma postura mais flexível dentro de um modelo rígido.Vamos acompanhar!Até.Paz e Bem.Prof.Vilmar

6 comentários:

Anônimo disse...

Cuba com certeza caminha para um avanço, depois de quase meio século sobre o domínio de um ditador, qualquer que fosse a mudança no governo mudaria algumas diretrizes do comando, ou seja, não importa quem assumisse o poder na ilha, alguma mudança viria. Raul Castro está mostrando um pouco da tão famosa Globalização para os cubanos. Que seja para o bem.

Lucas Buss

Unknown disse...

Resta saber até que ponto essa abertura, embora gradual, vai interferir no próprio governo cubano!

Anônimo disse...

Raúl Castro com certeza não tem a habilidade política do irmão. Se tivesse, não passaria quase meio século esperando este renunciar, para enfim chegar ao poder. Fidel era um líder, era um político nato. Combateu o imperialismo americano, e resistiu, mesmo com todos os bloqueios econômicos etc.

Por outro lado, Raúl Castro tende a ser mais liberal, permitindo certa influência americana na ilha.

Resta esperar, como disse do Dudu, para ver até onde chega essa abertura.

Lucas Buss



Professor Vilmar, me desculpe se aqui não for lugar para isso, mas como é que eu posso fazer para conversar com as pessoas que leram o meu primeiro comentário, que o senhor falou.

Obrigado

Unknown disse...

Não sei se voce já leu a revista Le Monde Diplomatique Brasil, essa revista tem a sua cara.

Trata MUITO sobre geopolitica, reportagens interessantes sobre assuntos que não aparecem na mídia(pelo menos do jeito que aparece lá) sobre o mundo inteiro, desde a América Latina à França, passando por duas interessantes reportagens sobre Cuba.
Se o senhor não conseguir comprá-la, há um blog da redação onde há matérias que não saíram na revista mas que são realmente muito boas.

O link para o blog é esse: http://diplo.wordpress.com/

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Com o passar do tempo, vemos o quão dificil se torna manter a inflexibilidade politica e econômica que, outrora, permaneceu no governo de Fidel por meio século.
As barreiras quebradas pela Globalização em conjunto com o Liberalismo Social e Econômico, remitem até os regimes mais conservadores e aparentemente "imutáveis", a graduais mudanças e até certo nível, avanço.
A questão que me faço e ainda ficará irrespondida, é até que ponto, o governo cubano atual com as medicas flexibilizadas que estão vigorando e essas pequenas "brechas" fornecidas, conseguirá conter a tão temida e desenfreada força neoliberal?

Tauba Daniela.