segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Alimentos mais caros.Saiba mais.

As principais causas da inflação global dos preços dos alimentos são;
AUMENTO DO CONSUMO; a demanda mundial por alimentos só cresce, enquanto a produção se mantém praticamente estável. Isso provocou aumento dos preços de todos os produtos agrícolas. Estudo da ONU apontou alta de 50% dos alimentos nos ultimos 6 meses.
CLIMA; desastres como secas, inundações, ciclones, furacões e a crescente desertificação de áreas provocam quebras de safras em várias regiões do mundo.
LIMITES FÍSICOS; as áreas propicias para o cultivo de alimentos já estão ocupadas, à exceção de poucos países, como o Brasil. Nos últimos 35 anos, a população mundial cresceu quase 70% e a área agrícola se expandiu só 10%. Fatores climáticos, como o aquecimento global, a degradação dos solos e a escassez de água, reduzem esses limites ainda mais.
BIOCOMBUSTIVEIS; a disparada do preço do petróleo e as pressões ambientais levaram ao aumento da produção de combustiveis "verdes", que usam grãos como matéria prima; etanol do milho nos Estados Unidos, trigo, na Europa; biodiesel de soja no Brasil. Isto reduziu a oferta de alimentos.
Amanhã tem mais.Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: