quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Os Alimentos sobem de preço-saiba mais.

Entre outras causas da inflação global dos preços dos alimentos, citamos;
PETRÓLEO-Além de estimular a produção de biocombustíveis, a alta do preço do petróleo, que atingiu recordes históricos, contribui para a inflação sobre os alimentos. Também afeta o preço do diesel, combustível que move máquinas agrícolas e caminhões e dos fertilizantes, alimentando a inflação dos alimentos.
SUBSÍDIOS- Estados Unidos e União Européia compensam com subsídios estatais a produção ineficiente de seus agricultores. Além disso, criaram sobretaxas à importação para proteger o produtor local. O preço desse protecionismo foram preços artificialmente baixos o desestímulo à produção em paises em desenvolvimento, reduzindo a oferta mundial.
ESPECULAÇÃO FINANCEIRA- A crise imobiliária nos Estados Unidos e a queda do dólar transferiram para o mercado futuro de commodities agrícolas um grande volume de recursos que estavam depositados nos mercados de ações e títulos publicos. A queda dos estoques de alimentos eleva as cotações e estimula os fundos de investimento a apostar em altas futuras nos preços, provocando novos aumentos.É isso aí. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: