domingo, 3 de maio de 2009

20 anos da queda do Muro de Berlim

Quando o primeiro pedaço do Muro de Berlim foi destruido, na noite de 9 de novembro de 1989, a comoção foi geral na Alemanha e no mundo livre. foi um marco para o fim da Guerra Fria. em 1990, é iniciado o processo de reunificação da Alemanha(RFA e RDA), o preço não foi baixo; aumento do desemprego e atentados de grupos radicais contra imigrantes. Foi o início de uma nova ordem mundial; nasce assim, a globalização, baseada no neoliberalismo que predomina atualmente, mesmo com crise financeira.Paz e Bem! Prof. Vilmar

Um comentário:

Paulinha disse...

A queda do Muro de Berlim realmente foi um marco na história, entre tanto, não podemos deixar de notar que ainda existem muitos "Muros de Berlim" na nossa sociedade que precisam ser derrubados! Eles não são físicos, mas dividem as pessoas em classes, um exemplo disso são as periferias, que apesar de não terem literalmente um muro, são limitadas quando se diz respeito às leis e direitos constitucionais, que só são "aplicadas" com vigor em grandes centros, pra onde estão voltados os interesses econômicos!
A queda desses "muros" sociais só pode acontecer com a mudança de pensamento da população quanto à importância da sociedade em que estão inseridos, não da pra se ter um mundo sem "muros" quando só pensamos em nossos interesses!
Professor adoro seu blog ;)