quinta-feira, 28 de maio de 2009

Estado Laico - Ensino Laico

Nos conversamos muito sobre o Estado durante as nossas aulas, inclusive sobre o Estado Moderno Laico. pois bem, hoje vamos falar um pouco sobre o Ensino Laico no Brasil, é uma novidade estarmos falando do Brasil, dentro de algum tempo vamos voltarmos ao nosso País integralmente, nas aulas e neste espaço que é o blog.vamos ao que interessa; Ensono Laico é um tipo de ensino caracterizado por sua oposição ao ensino eclesiástico, realizado pelas Igrejas. O ensino laico, consituiu-se no ocidente a partir da separação do estado e a Igreja católica. No Brasil o ensino laico teve inicio a partir da expulsão dos jesuitas, em 1759, pelo Marquês de Pombal. seus Colégios foram fechados e o ensino laicizado foi implantado, era o inicio da escola pública, que aliás nasceu com os ideais iluministas(Lembrem do Iluminismo que estudamos em História. foi inclusive eliminada a História Sagrada. Nosso ensino laico é defendido junto a idéia de um ensino estatal e a concepção da educação universal, gratuita e obrigatória e acho que deveriamos permanecer um pouco mais na Escola e ter um curriculo mais diversificado voltado a ensinamentos para a vida.Paz e Bem!Prof. Vilmar.

2 comentários:

Unknown disse...

Professor,
concordo com você que tínhamos que aprender para a vida!O que se aprende hoje nas escolas esta quase inteiramente voltados para o vestibular. O que não lembramos é que de nada vale entrar em uma universidade sem se quer saber lidar com as diversas circunstancias do dia-a-dia. Fico feliz por estudar em um colégio como o nosso, que é um dos poucos que se preocupa em formar cidadãos e não só índices de aprovação!
Adoro sua aula ;)
bjos

Unknown disse...

De fato, há uma grande defasagem da educação em nosso país.
Entretanto, vale lembrar que a educação é reflexo do que a sociedade exige.
ao meu ver somos mais um, entre tantos outros países nos quais existe uma falta de formação de caráter, tanto social quanto humano, muito significativa.
com a rapidez com que o "mundo" se desenvolve e muda, as exigências mudam.mas o que falta é a conciência de que por mais que tudo a nossa volta mude, ainda somos seres humanos com sentimentos, relaçoes sociais, ambiçoes, sonhos e todas as nossas características e devemos prezar e preservar tais características, afinal são elas que nos fazem tão únicos.
o problema é supervalorizar alguns aspectos e deixar de lado outros, que são tão importantes quanto.
não posso deixar de agradecer o seu carinho conosco professor.
São exemplos como o seu, que me inspirão e mostram que o mundo é muito maior e complexo do que eu sei e imagino(literalmente), que a vida é muito mais do que esse ano e que vale a pena vivê-la com intensidade.
Muito obrigada por tudo professor!
Beijos.