terça-feira, 12 de maio de 2009

MST completa 25 anos em 2009

Esse movimento social, surgiu na década de 70, após a formação do lago de Itaipú e de mudanças no modelo agrícola do Centro Sul do país com a mecanização e de uma agricultura com pouca absorção de mão de obra - soja, trigo e milho. Milhares de trabalhadores rurais abandonam suas áreas de cultivo, muitas desapropriadas e outras não e partem para as cidades - exodo rural.
No inicio o MST baseava sua luta contra os latifundios- entendem que a terra precisava e precisa ser socializada, bem como a riqueza que essa terra produz. Ocupar grandes propriedades era a solução.Atualmente a luta do MST, estende-se nos assentamentos, nas desapropriações, na educação gratuita, na luta contra as transnacionais que para o movimento, dominam o setor financeiro e produtivo do país, luta por alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e organismo geneticamente modificados. O movimento radicalizou a sua luta, em com isso divide opiniões. Opine. O MST é um movimento necessário? Representa o trabalhador rural sem terra?Opine.Sua contribuição é valiosa. Paz e Bem ! Prof. Vilmar.

2 comentários:

Paulinha disse...

Acho que o movimento é valido e necessário quando se trata de tornar a terra sociável àqueles que não a possuem, e que com a mecanização no setor agricultora perderam seus empregos, e tiveram que migrar para os centros urbanos. Entretanto, o que vemos hoje não são somente pessoas que lutam por um pedaço de terra de onde possam tirar seu sustento, há muitas pessoas que entram no movimento apenas por interesse nas terras, mas que não tem necessidade de requerer-las. Por esse e outros motivos o MST nem sempre representa o trabalhador rural sem terras.

Lucas Mori disse...

Mas se fosse para dividir igualmente as propriedades entre todos, restaria para cada um poucas terras, e sem contar as terras que são improdutivas, que ninguém vai querer. Logo havendo mais conflitos.