sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Irã - parte 2 conclusão

Em 1941, o Reino Unido invadiu o Irã para impedir que o país se juntasse as forças do Eixo(Alemanha, Itália e Japão). Os aliados ocuparam o Irã, assegurando o suprimento de petróleo iraniano à União Soviética(que na época não explorava o petróleo do Mar Caspio) e forçaram o xá a abdicar do trono em favor do seu filho, Mohammed Reza Parhlev.
Na década de 50, o Primeiro Ministro Monhmmed Mossadegh tornou-se popular após nacionalizar a Companhia de Petróleo Anglo-Iraniana, de capital britânico, que controlava todas as reservas de petróleo do país. Em resposta o Reino Unido embargou o petróleo iraniano.
Depois da Revolução Iraniana em 1979(quando chegou ao poder o Aiátola Khomeini) que foi uma resposta ao governo pró-ocidente de Parhlevi- o Irã transformou-se numa República Islâmica e em 1980, foi atacada pelo Iraque, que tinha apoio norte-americano e britânico. essa guerra durou 8 anos. Durante a Guerra, milhares de iranianos e iraquianos morreram. Deste então o Irã tornou-se um inimigo do Ocidente(assim a midia trata)e no momento desenvolve um programa nuclear (já tratamos anterior deste tema aqui no blog) e tem sofrido uma forte oposição, inclusive da ONU.Recentemente houve eleições no Irã, a oposição alegou fraude, foi as ruas e sofreu forte repressão. De nada adiantou, nada mudou, com apoio do Aiatolá Khameini, manteve-se o resultado, e Amhadinejad vai permanecer por mais um mandato no poder, para a decepção do Ocidente.Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: