domingo, 23 de agosto de 2009

O grande mercado consumidor; a formação na África

Durante a fase do imperialismo europeu, as colônias africanas sofreram um processo de destribalização, logo depois, introduziram no continente novos hábitos, valores, e costumes europeus de consumo. Em seguida, introduziu-se o trabalho assalariado e instituiram os impostos por familias ou por cabanas( é bom lembrar que as tribos africanas praticavam agricultura de subsistência, praticavam a coleta, através da caça e pesca). Quando alguém se recusava a pagar impostos, os colonizadores europeus(administração) realizavam prisões ou queima de cabanas em expedições punitivas de coleta de impostos. Para pagar os impostos, os nativos tinham que trabalhar para os colonizadores ingleses, como assalariados. Diante, muitas vezes da recusa de pagamento de impostos, a administração colonial estabelecia leis de repressão a vagabundagem. Para os colonizadores todos precisavam tornar-se assalariados e formar um mercado consumidor de consumo, assim era o capitalismo do século XIX, na formação de um grande mercado consumidor. Paz e Bem! Prof. Vilmar

3 comentários:

Unknown disse...

Professsor esse texto ajudou bastente hoje em uma questão da prova!
Gosto muito de visitar seu blog :)
bjos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Psor, os colonizadores ingleses (entre outros), quando implantaram na africa o trabalho assalariado, fizeram o mesmo que os brasileiros com os imigrantes no segundo reinado?
causando praticamente um trabalho servil, semi-escravo? porque se foi, como pode existir países de 1o mundo na áfrica, sendo que estes ainda dependem muito de multinacionais e investimento estrangeiro.

beeijjos, suyan 3o3a