quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Questão de vestibular

Unicamp-2008- "De 1998 para cá, o preço do petróleo foi multiplicado por sete. A procura, com o vigoroso crescimento mundial, aproximou-se da capacidade de produção(...) Há um surto na procura pela commodity, em contraste com a baixa capacidade de expansão rápida da oferta"(Folha de São paulo, editorial; Petróleo nas alturas, 22-08-2007, p. AZ).
a) O que é uma commodity?
b) Quais as principais razões para o aumento da demanda por petróleo em período recente?


FGV-2009- Nos cadernos internacionais dos principais jornais, já se tornou rotina a leitura de noticias sobre a travessia, em barcos toscos e frágeis, de africanos que tentam vencer o Mediterraneo e chegar as terras européias. Os que sobrevivem, em geral, são presos e obrigados a fazer o caminho de volta. A Europa não quer imigrantes!
Refletindo sobre o texto acima, é correto afirmar;
a- o ciclo migratório africano e mundial está em fase de esgotamento, pois a automação crescente das atividades econômicas não prevê mão de obra pouco qualificada.
b- os acordos econômicos e diplomáticos entre os paises de emigração e os de imigração tem sido postos em prática para coibir a movimentação, sobretudo de homens jovens.
c- as propostas civilizatórias européias destinadas aos imigrantes, em vigor durante todo o século XX, estão sendo abolidas frente às crises econômicas.
d- os paises europeus, em processo de transição demográfica e em plena 3a. Revolução Industrial , já não admitem a entrada de imigrantes.
e- a globalização neoliberal promove a livre circulação de capitais e mercadorias, mas fecha as fronteiras para a força de trabalho.
Por hoje é só . Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: