segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Respostas das questões de vestibular

1-a) Algumas das organizações que surgiram na América Latina até 1970 foram: Associação Latino Americana de Livre Comercio(ALALC); Sistema Econômico da América Latina(SELA);Comissão Econômica para a América Latina(CEPAL);Associação de Livre Comercio do Caribe(CARIFTA ou CARICOM); e Pacto Andino ou Comunidade Andina das Nações(CAN). Essas organizações não foram eficazes e a integração econômica avançou pouco.
b) Os principais objetivos dos processos de integração regional é aumentar o poder conômico e político dos paises pertencentes ao bloco econômico regional; buscar autonomia em relação aos paises que não integram o bloco; promover a circulação de mercadorias, pessoas, informações e investimentos

2-a) Palavra de origem inglesa, commodity significa mercadoria. O termo refere-se a matéria-prima em estado bruto, como produtos agrícolas, combustíveis e minerais, e é usado em bolsa de mercadorias.
b) A demanda está crescendo(petróleo)por causa da queda do preço do barril no mercado internacional. Paises com grandes economias são os que mais cons da economiaomem o combustivel, tanto para o abastecimento de suas necessidades energéticas(transporte, residencias e comercio) como matéria prima industrial.

3- O neoliberalismo tem como seus principais preceitos a livre circulação de capitais e mercadorias, a desregulamentação da economia e a redução da participação do Estado na vida econômica. Entretanto, apesar dessa politica econômica ter um viés mais globalizado, cada vez mais os paises, principalmente os mais ricos, restringem a entrada de imigrantes. Um exemplo disso, é a União Européia. em 2008, o Parlamento Europeu, que reune os 27 paises, aprovou regras para expulsar imigrantes ilegais, ignorando protestos de ativistas dos direitos humanos. Chamada de Diretiva de Retorno, a lei estabelece a prisão dos imgrantes ilegais por até 18 meses, além de proibir a volta para o continente europeu por cinco anos.

4- Em 2006 o Brasil anunciou sua autosuficiência em petróleo. Isso, porém, não significa que paramos de importar o combustível de outros paises. Autosuficiencia é resumida assim: o ganho com as exportações de petróleo e derivados, menos os gastos com a importação. Até novembro de 2008, o Brasil exportou 21,8 bilhões de dólares e importou 16 bilhões de dólares.Outro ponto favoráel, foi a descoberta do campo de Tupi, na camada do pré - sal, que vai do Espírito Santo até Santa Catarina, reservas avalidas em 80 bilhões de barris. O Brasil será a sexta maior reserva de petróleo do Planeta. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: