quinta-feira, 20 de maio de 2010

BRASIL; Nossa dívida externa.

Divida externa é o montante de débitos que um país possui proveniente de empréstimos feitos no exterior.Esses empréstimos são feitos em bancos estrangeiros, governos de outros paises ou instituições financeiras, como o FMI, o Banco Mundial.
Um dívida externa elevada pode prejudicar um país, principalmente se ele for pobre ou subdesenvolvido, pois cria uma dependência em relação aos credores. Muitas vezes o país com alta dívida externa não consegue saldar toda a dívida e compromete boa parte dos recursos para pagar os juros.
O Brasil tem uma elevada divida externa. Aliás ela começou com a Independência em 1822, quando Portugal exigiu 3 milhões de libras esterlinas para reconhecer a Independência do Brasil, não tinhamos essa quantia, emprestamos da Inglaterra e pagamos Portugal em 1824. ERA O INICIO DA NOSSA DIVIDA QUE NUNCA MAI ACABOU.
Em 2009, a nossa dívida externa estava por volta de 200 bilhões de dólares. É bom lembrar que possuimos recursos suficientes para quitar a divida externa. Nossas reservas são superiores a dívida do setor público e do setor privado. Até a próxima. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: