sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Brasil; o transporte ferroviário e a realidade

Apesar de antigo, o modal ferroviário no Brasil nunca constituiu uma rede integrada. A modalidade foi abandonada de forma que hoje correponde a cerca de 20% de toda a rede de transporte. Pertence a na sua maioria a iniciativa privada, foi privatizada na década de 90 e só nos últimos anos o governo federal vem investido na construção de novas ferrovias, com destaque para a norte- sul. É uma modalidade para cargas e deve contemplar passageiros, sobretudo nas áreas urbanas e suburbanas integradas ao modal rodoviário, é uma saída para os problemas da mobilidade de trabalhadores, estudantes e usuários em geral. Novos metrôs e ampliações de linhas deverão acontecer nos próximos anos.
É bom lembrar que as estradas de ferro brasileiras, nunca constituiram uma rede nacional. Mesmo durante o seu tempo de esplendor, modesto é verdade,resumiam a uma coleção de linhas de exportação de minerais e produtos agrícolas, que raramente tomavam a forma de uma rede regional, exceto, parcialmente, no Nordeste ou no Estado de São Paulo. Sempre ligava o interior aos portos, visando a exportação.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

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