quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Respeito humano; a lei e o homem

A morte de Gadhafi, as cenas cruéis, os apelos do ditador e a violência exibidas para o mundo ver preocupa a qualquer ser humano dotado de um mínimo de compaixão e respeito aos familiares, aos pacifistas e o clamor por um gesto de humanidade mínima. A prisão e o julgamento por um tribunal internacional ou do próprio país seria o caminho correto a seguir e demonstraria como um fato que marcaria o reordenamento jurídico nacional. Não foi o que aconteceu. Como será no futuro neste Estado?
O DIH (Direito Internacional Humanitário) ramo do Direito Internacional, é aplicável em conflitos armados e assegura o respeito ao ser humano. É dividido em duas categorias; As Convenções de Haia-regulamenta os métodos e os meios de combate, e as Convenções de Genebra, referentes à proteção de pessoas, solados, feridos, doentes e prisioneiros de guerra. parece que tudo isso foi esquecido neste lamentável fato exposto pela midia de todo o mundo. Para que servem as Leis? As Convenções? E o homem?
Um hazará(Afeganistão) expressou no passado uma frase curiosa; Quem vai chorar pelos nossos velhos, crianças e mulheres, após um bombardeio da aviação ocidental sobre a cidade de Kandhaar, logo após ao atentado das torres gêmeas de Nova York e em Washington.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: